A HISTÓRIA DO IOIÔ
As origens do ioiô são bastante desconhecidas. Especula-se que sua origem tenha sido na Ásia há alguns séculos, e que sua criação esteja diretamente vinculada ao diabolô. Era conhecido como "Bandalore" na Europa e principalmente na França, no fim do século XVIII (pouco antes da Revolução Francesa de 1789), até ser popularizado como "yo-yo" nas Filipinas. Em 1928, o filipino Pedro Flores fundou sua empresa de ioiôs nos Estados Unidos, onde foi comprada pela Duncan Toys poucos meses depois. Após isso, o ioiô foi largamente fabricado, divulgado e comercializado, tornando-se o brinquedo mais popular do século XX dentro e fora dos Estados Unidos.
No Brasil, a fama do ioiô iniciou-se com as campanhas de ioiôs da Coca-Cola da Russell nas escolas a partir da década de 1980, com divulgação da Coca-Cola. As campanhas de maior sucesso no país ocorream em 1982, 1986 e, principalmente, 1995, em que mais de 12 milhões de ioiôs (originais) foram vendidos no período de 2 meses. Outras campanhas também foram realizadas em 1999, nas escolas, e ações promocionais aconteceram também em 2012, devido às Olimpíadas de Londres.
Até hoje, diversas campanhas de ioiô de marcas como Fênix, York e Champion utilizam estratégias similares e chegam às escolas de todas as regiões do país para incentivar os estudantes a jogar, ensinando as 8 manobras clássicas que eram mostradas desde a época da Russell: Dorminhoco, Cachorrinho, Meia Volta, Catarata, Trevo, Cachorrinho Pulando a Cerca, Balancinha e Voltas e Voltas.
Com o surgimento de ioiôs com rolamento, houve a fundação da Associação Brasileira de Ioiô em 2002, no intuito de organizar os campeonatos oficiais e auxiliar na divulgação do ioiô enquanto esporte. Ainda em 2002, o primeiro ioiô de rolamento foi lançado no Brasil: o Saga, da Vulto. Em 2003, Rafael Matsunaga foi o primeiro brasileiro a consagrar-se campeão mundial, devido à sua participação na modalidade 5A. O Ioiô "Mars", da Timeless, é o ioiô de rolamento com maior número de vendas no Brasil. Hoje, Fênix, Timeless e Yoyo Brasil produzem e vendem ioiôs de rolamento para todo o país em suas respectivas lojas online.
Atualmente, os ioiôs mais avançados são feitos de materiais como policarbonato, alumínio, aço e até mesmo titânio. Além disso, os ioiôs possuem rolamento de aço inox ou cerâmica, com formato côncavo, que permite que o ioiô consiga realizar o dorminhoco por vários minutos consecutivos, com auxílio de uma corda feita geralmente de poliéster. Isso, aliado à distribuição de peso do ioiô, formato largo, acabamento anodizado e ao fato de a prática de esporte ter se dividido em diferentes modalidades (1A, 2A, 3A, 4A, 5A, Soloham, Classic), contribui muito para jogadores inovarem a criarem milhares de manobras e combos.
Hoje, o ioiô consolidou-se como atividade recreativa, hobbie e esporte em dezenas de países, e conta com milhares de entusiastas, colecionadores, criadores e competidores ao redor do mundo.