Ranking de jogadores de ioiô em atividade no Brasil com base nos resultados de campeonatos freestyle

Inspirado em outros esportes, o Falando de Ioiô desenvolveu um ranking de jogadores de ioiô com base em resultados de campeonatos realizados no Brasil. A fórmula utilizada para elaboração do rating segue a mesma linha de rankings como o de rating de jogadores de Xadrez (que avalia a "força" de um jogador) e também de rankings como o ranking de clubes da FIFA. Abaixo, os jogadores ativos no Brasil (entende-se por jogador ativo o jogador que participou de algum campeonato de ioiô freestyle dentre os últimos 3 realizados).

Abaixo, o ranking atualizado com o rating atual dos jogadores na modalidade 1A. Ratings para outras modalidades estão ainda em construção.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO COM O TOP 16 JOGADORES DE IOIÔ DO BRASIL AO LONGO DO TEMPO!

 

Como funciona o ranking de jogadores do Falando de Ioiô?

 

O ranking de jogadores do Falando de Ioiô segue uma abordagem estatística baseada no Rating Elo. Esse sistema atribui força relativa aos jogadores com base nos resultados de campeonatos. Cabe ressaltar que a pontuação nos campeonatos de ioiô freestyle não é levada em consideração, e sim a colocação do jogador. Abaixo estão as fórmulas utilizadas no cálculo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para a modalidade 1A, o jogador começa com um rating de 1500 pontos ou 1000 pontos (no caso de iniciar a participação em campeonatos freestyle na categoria Amador). O peso de cada campeonato (valor K) foi atribuído da seguinte maneira:

Final do Campeonato Brasileiro: K = 112

Final do Campeonato do Interior ou Freak Fingers: K = 96

Final do Campeonato Paranaense, Regional Sul, Regional Centro-Oeste e Yonline: K = 80

Amador do Campeonato Brasileiro: K = 40

Preliminar do Campeonato Brasileiro: K = 32

Preliminar Freak Fingers ou Campeonato do Interior, Amador Yonline: K = 24

 

Exemplo:

Vamos imaginar um campeonato importante, como o Campeonato Brasileiro (em que K = 112), que só tenha 3 jogadores disputando:

Diego (rating inicial 2000)

Emerson (rating inicial 1700)

Felipe (rating inicial 1600)

 

Observe que o rating de Diego é consideravalmente maior que o de Emerson e o de Felipe. Logo, espera-se que Diego vença o campeonato, que Emerson fique em segundo e Felipe, em terceiro. Imagine que o campeonato tenha acontecido e os resultados sejam esses:

1º Diego

2º Felipe

3º Emerson

 

Diego ganhou, e isso já era esperado devido ao rating inicial. Então Diego ganhou de Felipe e ganhou de Emerson, e sua pontuação vai aumentar um pouco devido às duas vitórias, por vencer adversários teoricamente mais "fracos". No entanto, Felipe venceu Emerson, que era mais forte. Assim, embora Felipe perca alguns pontos por perder para Diego (que era mais forte), ele ganha vários pontos por ficar na frente de um jogador mais forte (Emerson) e por isso o seu rating aumenta. Emerson, por outro lado, perdeu para Diego (que era mais forte, então perdeu poucos pontos) e perdeu para Felipe (que era mais fraco, então perdeu muitos pontos) e por isso o seu rating diminui. Os ratings, após o campeonato, são os seguintes:

Diego (rating final 2027)

Felipe (rating final 1651)

Emerson (rating final 1611)

 

Devido ao fato de a pontuação ser calculada a partir de cada "confronto", as possíveis variações de rating aumentam quanto maior for a quantidade de participantes em um dado campeonato.

O código que realizou o cálculo dos ratings foi implementado na linguagem C#, com utilização da IDE (Integrated Development Environment) Visual Studio, e ficará disponível ao público em breve.

Mais sobre o rating Elo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rating_Elo