REGRAS DOS CAMPEONATOS OFICIAIS

 

Os campeonatos de ioiô avaliam qual jogador teve o melhor freestyle (apresentação de 2 ou 3 minutos), e os critérios são diversos. A nota final de cada jogador pode valer até 100 pontos. Esses critérios são usados para campeonatos grandes, como o mundial (World Yoyo Contest e Online World Yoyo Contest), campeonatos continentais (Asia Pacific Yoyo Contest e European Yoyo Championship, por exemplo), e diversos campeonato nacionais (Campeonato Brasileiro, Japan National, US Nationals, Korean National Yoyo Contest, entre outros).  Abaixo estão explicados os critérios do sistema oficial vigente pela IYYF (International Yoyo Federation):

 

 

Technical Execution (Execução Técnica): Vale 60 pontos e é proporcional ao número de clicks feitos por determinado jogador em relação ao jogador que teve a maior quantidade de clicks em um campeonato. Cada elemento de manobra executado corretamente garante 1 click (se for um elemento fácil) ou mais de 1 click (se for um elemento difícil), ao passo que cada erro faz o jogador perder 1 click. Elementos repetidos não valem click.

 

Execution (Execução): Vale 5 pontos e diz respeito à quantidade de acertos e erros do jogador. Se o jogador teve poucos erros, a nota é alta, e se teve muitos erros, a nota é baixa.

 

Control (Controle): Vale 5 pontos da nota e refere-se ao controle, domínio e refinamento dos movimentos do ioiô, das manobras e dos combos realizados pelo jogador.

 

Trick Diversity (Diversidade das Manobras): Vale 5 pontos e é referente à diversidade das manobras que o jogador apresenta, se são variadas e diferentes entre si.

 

Space Use (Uso do Espaço): Vale 5 pontos e refere-se à amplitude das manobras realizadas considerando diferentes zonas corporais e diferentes áreas ao redor do jogador.

 

Choreography (Coreografia): Vale 5 pontos e é sobre a sincronia entre as manobras do jogador e as batidas da música escolhida no freestyle.

 

Construction (Construção): Vale 5 pontos e avalia o quanto o freestyle foi planejado e o quanto combinou com estilo da música e com as manobras do jogador.

 

Body Control (Controle Corporal): Vale 5 pontos e relaciona-se com a utilização e o refinamento dos movimentos corporais e da postura do jogador com as manobras realizadas.

 

Showmanship (Espetáculo): Vale 5 pontos e é sobre o entretenimento geral que o freestyle proporcionou ao público e a empatia que o jogador conseguiu transmitir.

 

Major Deductions (Deduções Principais): deduções que descontam pontos ao jogador, e dividem-se em 3 tipos: 

- Stop: quando o ioiô para de girar antes que o jogador consiga pegá-lo novamente, desconta 1 ponto da nota final para cada vez que esse erro acontece.

- Discard: quando o jogador realiza a troca de um ioiô devido a um nó ou outro motivo, desconta 3 pontos da nota final para cada ioiô trocado. Se, ao final da apresentação, o jogador não terminar o freestyle com o ioiô em mãos em condições de arremessá-lo novamente, 3 pontos também serão descontados.

- Detach: quando a cordinha arrebenta e o jogador precisa pegar outro ioiô, 5 pontos são descontados da nota final. Se o ioiô voar em direção à plateia, o jogador estará automaticamente eliminado da competição por causar risco ao público.

A soma de todas essas notas dá a nota final de cada jogador.

 

Para as etapas Preliminar e Semifinal dos campeonatos, os critérios adotados são Technical Execution (60 pontos), Execution (10 pontos), Control (10 pontos), Choreography (10 pontos) e Body Control (10 pontos), além das Major Deductions.

 

Exemplos de resultados de campeonatos de ioiô (Final do Mundial 2019 e Semifinal do Mundial 2019):

 

 

 

Saiba tudo sobre as regras de campeonatos de ioiô nesse vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=LZDW2QRj83k